O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem por objetivo a proteção da criança e do adolescente proporcionando a eles um desenvolvimento físico, mental, moral e social condizentes com os princípios constitucionais da liberdade e da dignidade, preparando para a vida adulta em sociedade, além de estabelecer direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária.

Seguindo esses princípios fundamentais, surgiu a ideia inspiradora de transformar o nossa escola em um grande palco cultural, recheado de ideias e  imaginação dos nossos alunos, pois educar significa desenvolver  e aprimorar a lucidez e a ética do pensamento. A capacidade de pensar e de imaginar, esta maravilhosa e, às vezes, assustadora faculdade humana, deve ser o caminho para construção de uma identidade, e o preparo para uma sociedade melhor.  Por essa razão, nossa equipe busca através de nossa PRIMEIRA FESTA LITERÁRIA estimular e eleger o livre pensar acompanhado da imaginação estética, da arte de conceber e de criar, pois é nesse diálogo inteligente e sensível que o ser humano encontra o equilíbrio dialético entre as suas necessidades e as suas liberdades. E a literatura, a música, as artes em si são o ponto de referência e de apoio nesse processo de humanização.

É indubitável a contribuição da literatura para as pessoas e para a cultura humana, pois é através de seu encantamento de podermos exercer e fruir da arte da palavra, que transcende os seus significados instrumentais e cotidianos. Somente ela tem o poder de nos colocar em contato com a nossa profunda subjetividade, despertando toda a magia e encanto do nosso mundo interior, que é tão infinito quanto o exterior. A literatura é formadora e transformadora de consciências e de sentimentos, portanto, sua arte da palavra é a mais perfeita e sensível expressão da razão e do amor humanos, por isso, o Colégio Ícaro acredita no poder libertador da leitura que revoluciona o ambiente e toda a comunidade escolar.

• Local: TIJUCA
  • Data: 10 OUT 2019