Enter your keyword

Sobre o Colégio Ícaro

Nossa História

A origem da Rede Ícaro de Ensino está intimamente ligada à Força Aérea Brasileira. Fundado em 1968 pelo Excelentíssimo Professor Carlos Barreto Barboza, o então Curso Ícaro, com sede no centro da cidade do Rio de Janeiro, surgiu com o propósito de preparar jovens para o ingresso na Aeronáutica, daí o nome ICARO (personagem da mitologia grega que, ousadamente, tentou alçar o céu com asas artificiais coladas com cera de abelha que se derreteram ao aproximar do sol).

Constatado o sucesso da proposta inicial, em meados dos anos setenta, o irmão e colaborador do professor Carlos Barreto, professor Roberto Barreto e Srª Mercedes Barboza, inauguraram uma unidade independente, com mesmo nome e moldes no bairro da Tijuca, extinto em 1998 para dar origem à primeira unidade do Colégio Ícaro (hoje Rede Ícaro de Ensino), na Praça Saens Peña, com a implementação dos cursos Fundamental e Médio, nas modalidades Regular e EJA (Educação de Jovens e Adolescentes).

Embuídos por um arrojado ideal de que muito ainda poderiam fazer pela Educação, a família Barreto Barboza administra hoje, mais duas unidades nos bairros de Jacarepaguá (Freguesia) e Recreio dos Bandeirantes, contando com a dedicação de grandes colaboradores (diretos e indiretos), entre professores e demais funcionários, assegurando a formação de milhares de talentos.

Atualmente, como resultado de um ensino diferenciado, a Rede Ícaro de Ensino, impulsionada pela ousadia de oferecer oportunidades e fiel à sua origem, ainda mantém os cursos preparatórios ´para CEFET, CEFETEQ, Colégio Militar, Colégio Pedro II, FAETEC, CAP da UERJ e UFRJ e Pré-Vestibular, com a promessa de não parar nestas conquistas e manter-se na posição de vanguarda entre as escolas mais conceituadas do país.

NOSSA FILOSOFIA

Os princípios norteadores da Rede Ícaro de Ensino baseiam-se num processo de aprendizagem multidisciplinar, contextualizado e dinâmico, visando a formação integral do aluno e, em respeito às suas habilidades individuais, torná-lo capaz de realizar-se como cidadão e atuar de forma crítica e responsável num mundo em constantes transformações dentro dos princípios da Ética e dos Valores Morais.

NOSSA MISSÃO

Promover uma educação que assegure a formação de cidadãos capazes de buscarem continuamente o aprimoramento acadêmico, o desenvolvimento de suas habilidades individuais tornando-os atuantes junto à sociedade, visando sua realização pessoal, o bem estar social, a preservação da vida e a edificação do país.

NOSSA VISÃO

Ser reconhecida como uma Instituição Educacional de excelência, pelo seu comprometimento com a formação humana e acadêmica das comunidades, nas quais atua, vislumbrando a plena realização do homem, a edificação do país e a preservação ambiental dentro dos princípios da Ética e da Moral.

Projeto político e pedagógico

Como produto da comunidade escolar, a Proposta Pedagógica da Rede Ícaro de Ensino, em atendimento aos quatros pilares da Educação definidos pela UNESCO (ser/ conhecer/ conviver/ fazer) para o milênio, às orientações dos “Parâmetros Curriculares Nacionais” (PCN_MEC) e o que reza a LDBN (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional_MEC), se destaca pela resiliência e constante inovação em vista à formação de indivíduos transformadores, atuantes positivos diante das adversidades e comprometidos com o seu bem estar, o do próximo e a sustentabilidade do planeta.

Visando o desenvolvimento das competências e habilidades básicas ao exercício consciente da cidadania, ao aprimoramento acadêmico e à realização do educando, num mundo multicultural e tomado por aceleradas transformações, nossa proposta contempla um trabalho multidisciplinar, contextualizado e articulado com as habilidades e necessidades individuais do educando, o que pressupõe uma aprendizagem significativa e emancipatória.

Desse modo, orientada pela experiência, pelo ideal e à luz das Ciências e dos valores éticos e morais, a Rede Ícaro vem cumprindo seu papel social, inovando sempre, traçando seu caminho para o futuro e mantendo um padrão de excelência que caracteriza a Instituição.